top of page

Visa cria sistema que interliga blockchains para pagamentos com diferentes criptomoedas

Foto do escritor: Paul LemosPaul Lemos

Tempo de leitura: 3 minutos

Com o avanço e o crescimento do mercado de criptoativos, principalmente as Stablecoins que possuem paridade com as moedas fiduciárias, a tendência natural é que cada vez mais pessoas passem a utilizar o dinheiro digital para comprar produtos e bens.

Porém, existem algumas questões que impedem que esse avanço ocorra da forma mais rápida e fácil. A principal questão é que cada uma das moedas digitais funcionam em uma blockchain diferente, com uma rede totalmente separada da outra.

Diante desse ponto, surgiu um questionamento, como levar para prática a facilidade que esses ativos querem trazer?

Pensando nesse questionamento, a Visa informou a criação do que eles chamam de Canal de Pagamentos Universal (UPS, na sigla em inglês). A empresa pretende atuar como hub, interconectando várias blockchains, permitindo transferências seguras de moedas digitais.

Desta forma, será possível que o real digital seja utilizado em um estabelecimento na Europa, que por sua vez irá receber na moeda local, seja em sua forma digital ou não.

Segundo a Visa, mais do que oferecer uma interoperabilidade, o UPC também estará relacionado à velocidade das transações em moedas digitais. Além disso, a Visa acredita que esse tipo de solução vai ajudar a tornar as CBDCs mais atraentes para os consumidores e empresas do mundo.

O que muda com essa notícia?

A forma como realizamos nossos pagamentos diz muito sobre a relação da sociedade com a tecnologia. Há pouco tempo era comum ver pessoas preenchendo talões de cheque, hoje eles já são considerados quase como extintos. Os cartões foram os grandes revolucionários nesse setor, agora chegou a vez das criptomoedas revolucionarem a forma como lidamos com o dinheiro.

A empresa Visa divulgou em seu relatório fiscal que US$ 2,5 bilhões em pagamentos foram realizados com cartões conectados às criptomoedas entre o período de setembro a dezembro de 2021. Esse valor representa 70% de todas as transações com criptos registradas nos últimos 12 meses.

Essa explosão de pagamentos com criptomoedas, além de ser um reflexo da trajetória natural do segmento, é fruto de um incentivo para utilização das criptomoedas realizado pelas instituições financeiras.

As instituições vêm incentivando seus clientes a adquirirem e utilizarem os criptoativos em suas diversas funcionalidades, disseminando esse conceito no dia a dia das pessoas.

As criptomoedas devem ser o futuro dos pagamentos, assim como o formato do dinheiro. Diversos países já planejam a criação da versão digital de suas moedas. A criação do UPC irá dar um grande empurrão para que essa transformação ocorra ainda mais rápido.

Visa

Quais as vantagens que a Visa vêm apresentando aos seus clientes?

Outra grande novidade apresentada pela Visa é a parceria com a Crypto.com. Essa parceria já gerou frutos, as empresas lançaram cartões que convertem criptomoedas em reais.

O programa conta com sete modalidades de cartões, no qual os clientes poderão mudar de cartão a partir da sua quantidade de CRO, criptomoeda da Crypto.com.

Os clientes que aderirem à novidade irão contar com Spotify e Netflix de graça, além de terem acesso ao saguão Visa no Aeroporto de Guarulhos.

A Visa afirmou que deseja ser uma ponte entre o ecossistema cripto e a sua rede global de 80 milhões de estabelecimentos comerciais.

Todas as novidades apresentadas vêm mostrando que a empresa está realmente empenhada nessa missão, trazendo o universo dos criptoativos para a realidade de seus consumidores.

0 visualização
bottom of page