Tempo de leitura: 3 minutos
Desde o surgimento do Bitcoin o mundo tomou conhecimento do universo das criptomoedas e das vantagens oferecidas por ele.
A rápida valorização das criptomoedas e a alta taxa de retorno, fizeram com que muitos investidores entrassem no mercado, mesmo sem ter muito conhecimento.
Muitos investidores passaram a questionar as ações em suas carteiras de investimentos, mas o primeiro ponto é entender que existem inúmeras diferenças entre ações e criptomoedas.
O mais importante é entender o que você está comprando.
Devo investir em Criptomoedas ou Ações?
Para investir, você precisa saber exatamente no que está investindo, entender os riscos e recompensas e o que impulsiona seu investimento, seja positiva ou negativamente.
Quando o investidor não possui o conhecimento necessário para realizar uma análise criteriosa, o investimento se torna um jogo de azar.
As ações são uma participação fracionária de uma determinada empresa. Como uma participação legal no negócio, as ações dão aos seus acionistas direitos sobre os ativos e o fluxo de caixa do negócio.
O preço das ações está diretamente ligado à capacidade de uma empresa ter um bom desempenho a longo prazo.
As criptomoedas não são respaldadas por ativos físicos, mas são capazes de realizar certas funções, como realizar transações em dinheiro, contratos inteligentes, que podem ser executados automaticamente após condições específicas serem atendidas.
Como não possuem ativos físicos ou fluxo de caixa, as criptomoedas são movidas pela especulação. Para que o investimento seja lucrativo, alguém precisa comprá-lo por mais do que o valor inicialmente pago.
Criptomoedas e Ações: Riscos e Segurança
Para realizar qualquer investimento, é necessário analisar os riscos e a segurança. É sempre bom lembrar que todo investimento tem, por menor que seja, algum risco, mesmo os mais tradicionais.
O ponto de partida é questionar sua tolerância ao risco, como você reage a perdas e ganhos, entender seu perfil como investidor. Outro ponto a ser considerado é o seu tempo, ou seja, quando você vai precisar do dinheiro para o seu investimento. Quanto menor o cronograma, mais seguro precisa ser o seu investimento.
Quanto mais volátil for o ativo investido, mais longo deve ser seu cronograma, pois uma retirada na hora errada pode gerar mais perdas do que ganhos.
Separamos alguns pontos sobre as ações e criptomoedas a serem consideradas antes de fazer seu investimento.
Ações
Seu desempenho está relacionado ao sucesso da empresa subjacente.
A volatilidade é alta nas ações, elas podem subir e descer na mesma velocidade.
O mercado de ações tem um histórico sólido.
As ações permitem que os investidores deixem seu dinheiro sozinho, geralmente quanto mais tempo for investido, melhor.
Criptomoedas
O desempenho das criptomoedas está relacionado à especulação e ao sentimento. Se os investidores decidirem nunca comprar uma determinada criptomoeda, seu valor pode chegar a zero.
A volatilidade é alta neste mercado e pode aumentar ou diminuir em 50% ou mais em um ano médio.
Os países podem proibir criptomoedas a qualquer momento em seu território.
A criptografia é mais adequada para investidores que podem manter seu dinheiro preso, aguardando um pico que pode levar semanas ou anos.
Entenda que na esfera dos investimentos não é necessário escolher entre ações e criptomoedas, ou mesmo outros tipos de ativos. Formar uma boa carteira de investimentos pode ser uma excelente opção, levando em consideração sua tolerância a riscos e horizonte de tempo.
A Americans Business é uma exchange 100% brasileira desenvolvida para ser uma ponte entre você e a sua liberdade financeira. Acesse nosso site e comece a investir em criptomoedas promissoras conosco!