Tempo de leitura: 2 minutos
Após o surgimento do bitcoin (BTC) milhares de outras criptomoedas surgiram pelo mundo. Apesar do BTC continuar liderando todas as criptomoedas em termos de capitalização no mercado e popularidade, o mercado cripto cresceu e amadureceu mundialmente.
As altcoins estão impulsionando o crescimento do mercado, gerando inovações capazes de mudar o mundo das finanças.
É importante ressaltar que não falaremos aqui quais criptomoedas você deve comprar, estaremos abordando as várias categorias de altcoins existentes no mercado atual, com o intuito de auxiliar na sua escolha individual e pessoal.
Plataformas Blockchain
Aqui temos os projetos de criptomoedas que construíram suas próprias redes de blockchain, tendo os desenvolvedores criado seus aplicativos e soluções descentralizadas. Quanto mais programas são construídos, mas avançadas são essas blockchains no movimento criptográfico geral.
Nessa categoria podemos destacar algumas redes que vem crescendo cada vez mais dentro do mercado como a Ethereum (ETH), que atualmente é a segunda maior criptomoeda do mundo. Também podemos destacar a Polkadot (DOT) e Cardano (ADA), que vem apresentando um crescimento exponencial nos últimos tempos.
Pagamentos Digitais
Os tokens criptográficos de pagamento digital tem por objetivo substituir as moedas fiduciárias como padrão de pagamento global.
O bitcoin é a moeda que está mais avançada nesse objetivo, porém algumas moedas derivadas do BTC, como o bitcoin cash (BCH), vem crescendo no sistema de dinheiro eletrônico.
Outra moeda alternativa ao bitcoin que vem crescendo nesse meio é o litecoin (LTC), criada em 2011 com o objetivo de permitir pagamento rápidos e de baixo custo para qualquer pessoa do mundo, através de uma versão alterada e mais ágil da mecânica blockchain.

Finanças Descentralizadas (DeFi)
Essa categoria tornou-se popular em 2020 por possibilitar que as pessoas façam trade, stake ou ativos de pool sem a necessidade de uma autoridade centralizada.
Por possuir incentivos com altos rendimentos e rápidas transferências de ativos peer-to-peer, está categoria encontra-se em um estágio de evolução, tonando-se uma excelente escolha para alguns investidores.
Stablecoins
Os stablecoins surgiram a partir da necessidade por criptomoedas atreladas a moedas fiduciárias, como o dólar. Com o amadurecimento do mercado, muitas opções de stablecoins vem surgindo, oferecendo muitas garantias.
Existem muitas outras categorias de criptomoedas que não constam nesse texto, é importante realizar uma pesquisa e entender o seu perfil como investidor antes de realizar um investimento de risco, como é o caso das criptomoedas.