Tempo de leitura: 3 minutos
Cada criptomoeda surge a partir de uma necessidade, a Stellar Lumens (XLM) não é diferente.
Os custos para realizar uma transação internacional, ou até nacional entre bancos diferentes, são enormes. A Stellar Lumens surge com o intuito de resolver esse problema.
Vamos entender como essa criptomoeda funciona.
O que é a Stellar Lumens?
Como todos os projetos de criptmomoedas que seguem a proposta das Finanças Descentralizadas, a Stellar Lumens (XLM) foi desenvolvida com o intuito de facilitar o envio de remessas de dinheiro, principalmente as internacionais, transações essas que demandam muito dinheiro, devido às altas taxas cobradas.
O projeto da Stellar Lumens tem por objetivo criar um método rápido e barato para realizar o envio de dinheiro pelo mundo, impactando diretamente varejistas, que possuem em sua rotina remessas internacionais e dependem disso para trabalhar.
Resumindo, a Stellar Lumens é um criptomoeda que visa ajudar as pessoas a transferir dinheiro de forma rápida, eficiente e segura, sem a cobrança de taxas abusivas.
A moeda faz parte da rede Stellar Networking, uma plataforma descentralizada ponto-a-ponto, sendo o token XLM utilizado na rede. A plataforma pode ser compreendida como uma infraestrutura de pagamentos que conecta dois usuários finais, podendo ser pessoas ou empresas que desejam realizar alguma transação financeira.
Como a Stellar Lumens funciona?
A logística e os custos envolvidos para a realização de remessas internacionais, e também nacionais, são muito altos, o que impacta diretamente na produtividade e desempenho das empresas.
O grande diferencial da plataforma Stellar Networking é que seu token, Stellar Lumens, permite que uma moeda seja enviada de um par e chegue ao seu destinatário como uma moeda diferente.
A plataforma aceita e facilita transações com diferentes moedas fiduciárias e criptomoedas, permitindo que as pessoas consigam enviar e recebe-las com taxas mais baixas. A plataforma Stellar cria uma representação virtual da moeda fiduciária, o que facilita a transação entre fronteiras. Essa representação é o token Stellar Lumens.
Resumindo, a plataforma é uma rede descentralizada e a Stellar Lumens são os tokens, que podem ser utilizados para enviar somas de dinheiro e convertê-las em diferentes moedas.
Quais as principais vantagens dessa criptomoeda?
Listamos aqui as principais vantagens da Stellar Lumens, para entendermos porque essa moeda está se tornando tão famosa:
1 – Velocidade nas transações
Um dos grandes destaques da rede Stellar está na sua velocidade. Utilizando os tokens XLM para realização das transações, o dinheiro chega ao seu destino final em cerca de 2 a 5 segundos, inclusive em transações internacionais. Essa incrível velocidade facilita a logística para o funcionamento de muitos empreendimentos.
2 – Maior facilidade no câmbio entre moedas
O token Stellar Lumens consegue realizar qualquer tipo de transação entre diferentes tipos de moedas, fiduciárias e criptomoedas.
3 – Serviço Acessível
A plataforma Stella é de fácil acesso, para utilizar o usuário só precisa ter acesso à internet e algum software que possibilite o armazenamento dos Lumens, como uma carteira digital.
4 – Baixo Custo
Além da alta velocidade, a plataforma viabiliza as transações com o custo de serviço extremamente baixo, referente a 0,0001XLM.
5 – Parceiros estratégicos e influentes no mercado
Além de todas as vantagens, a Stellar conta com excelentes parceiros institucionais. Empresas como IBM, Satoshi Pay e Saldo estão atreladas a plataforma, utilizando os seus serviços.
A IBM escolheu a plataforma para desenvolver uma plataforma global de pagamentos, o que valida a qualidade dos serviços oferecidos pela rede, além do seu potencial de crescimento e impacto no mercado.