Tempo de leitura: 3 minutos
As blockchains existentes são conhecidas por serem descentralizadas, rápidas e seguras, porém são isoladas, o Polkadot (DOT) surgiu com o intuito de resolver esse problema, permitindo que elas possam se relacionar, trocando informações entre as plataformas.
O que é Polkadot (DOT)?
O Polkadot (DOT) é um protocolo que permite a comunicação e interação entre as plataformas blockchains em uma rede unificada, assim valores e dados podem ser compartilhados entre as redes, o que antes seria incompatível.
Ele foi projetado para ser um ecossistema rápido e escalonável, permitindo a execução de aplicativos descentralizados e a criação de criptomoedas em sua rede.
O DOT, é a criptomoeda utilizada no projeto. Além do uso interno, a moeda pode ser comprada e vendida nas principais bolsas de criptomoedas.
Como funciona o Polkadot (DOT)?
O Polkadot atua em uma rede com muitas cadeias, chamado de Multichains, que permite o processamento de transferências em paralelo entre diferentes cadeias individuais.
Seus dois principais componentes estruturais são a sua rede principal, Relay Chain, e as blockchains individuais, as Parachains. A Relay Chain é responsável pela segurança, consenso e interoperabilidade entre as cadeias.
Já as Parachains são blockchains que conectam a cadeia principal, delegando seu consenso e cálculos de segurança. Desta forma, eles tornam-se rápidos e livres de congestionamento. Cada Parachains pode possuir suas próprias regras de governança.
A rede também possui uma camada de conexão, ou “ponte”, que permite às Parachains conectarem-se com redes externas.
A equipe responsável pelo desenvolvimento do Polkadot, acredita que esse design permite que os usuários realizem suas transações de forma mais eficiente, segura e privada.
O Polkadot utiliza um mecanismo de validação chamado de “Prova de Aposta Nomeada”. Através dela os nomeadores podem delegar parte do seus DOT para um validador de confiança, o que permite que estes sejam reconhecidos pela rede e ganham permissão para minerar blocos.
Em troca dessa ajuda, os nomeadores ganham parte dos ganhos dos validadores escolhidos, porém se eles não forem de confiança, as perdas também são compartilhadas.

DOT: A criptomoeda do Polkadot
Assim como a maioria dos projetos de blockchains, o Polkadot criou o seu próprio token nativo, o DOT.
O token atende a várias funções dentro da rede, sendo a principal como token de governança, o que permite aos titulares poder de voto e participação ativa nas tomadas de decisões do projeto.
O DOT também é utilizado como facilitador de consenso através de staking, a forma como a rede valida as transações. Uma terceira alternativa de uso é para bonding, processo necessário quando novas Parachains são adicionadas à rede.
Durante o período de bonding, o DOT vinculado fica bloqueado até que o processo seja concluído e a Parachains seja removida.
Além de todas as funcionalidades citadas acima, a moeda pode ser comercializada nas principais bolsas de criptomoedas.
Quais são as principais vantagens do Polkadot (DOT)?
Devido à natureza limitada das blockchains, a principal vantagem do Polkadot está relacionada a sua capacidade de interagir com outras plataformas na rede. Sua rede multichain viabiliza a realização de transações em paralelo entre diferentes cadeias individuais.
Por ser uma rede jovem, ainda não ficou claro quais funcionalidades e recursos podemos esperar da plataforma, porém muitas especulações já estão surgindo no mercado, mediante o inegável avanço tecnológico proporcionado pela rede.
Seus desenvolvedores afirmam que muitos projetos estão em desenvolvimento. Com certeza podemos estar diante de uma grande aposta para o futuro do mercado cripto.