Tempo de leitura: 4 minutos
A Bitcoin é a criptomoeda mais famosa de todas e também, a mais segura. No entanto, sua capacidade de processamento de sua blockchain permite apenas que 2 a 7 transações sejam processadas por segundo, um número muito baixo considerando-se o crescente número de usuários que passaram a utilizar e transacionar Bitcoin, em especial a partir do ano de 2017, quando os problemas de escalabilidade se tornaram mais visíveis.
A partir de então, muitos usuários e fãs da plataforma passaram a buscar formas de solucionar esse problema chegando enfim à Lightning Network.
Entenda mais sobre essa poderosa solução de escalabilidade para criptomoedas.
O que é a Lightning Network do Bitcoin
O conceito da Lightning Network foi criado por Joseph Poon e Thaddeus Dryja em 2015. O objetivo do projeto de Poon e Dryja é o desenvolvimento de um protocolo de pagamento que possa ser utilizado como uma função off-chain operando em nível peer-to-peer para os problemas de escalabilidade da Bitcoin.
Mas o que isso significa? Basicamente, a ideia da Lightning Network é criar canais de pagamento bidirecionais (de pessoa para pessoa) que são registrados em uma rede de transferência paralela à blockchain da Bitcoin, pelos quais as pessoas envolvidas na transação podem realizar micropagamentos em BTC.
Como funciona a Lightning Network?
Quando duas pessoas decidem criar um canal de pagamento para transferência de fundos de uma wallet a outra, é necessário que criem uma carteira multisig e adicionem fundos nela. Essas wallets, só realizam a transação se as chaves privadas de todos os participantes forem fornecidas e a transação off-chain é executada através de contratos inteligentes.
Uma vez que o canal de pagamento é aberto, a cada transação realizada os envolvidos atualizam suas cópias dos extratos (balance sheet), os quais registram continuamente a quantidade de criptomoedas que cada usuário do canal possui. Quando os pagamentos forem realizados e o canal for fechado, o extrato final é registrado no blockchain da Bitcoin e o contrato inteligente da Lightning Network realiza a distribuição das Bitcoins para cada usuário envolvido na transação, de acordo com a última versão do extrato por eles assinado.
Algo interessante sobre a Lightning Network e o fato de que as transações podem ser roteadas através da rede, ou seja, para pagar determinado usuário, não é necessário que o canal de pagamentos seja aberto entre ele e quem o irá pagar. A transação será realizada contanto que eles possuam canais abertos com pessoas em comum, pois o sistema encontrará a rota mais curta para que a transação ocorra.
Vantagens da Lightning Network
Podemos citar como vantagens de se utilizar a Lightning Network da Bitcoin:
Velocidade: uma vez que a rede esteja ativa, as transações serão tranquilamente realizadas de forma quase instantânea, independentemente da ocupação da rede.
Taxas: as transações acontecem nos canais da Lightning Network,por tanto, as taxas pagas para realizá-las dessa forma serão menores que as taxas de transações normais. Essa é uma forma de realizar pagamentos em lojas, restaurantes, entre outros, utilizando Bitcoin.
Escalabilidade: estima-se que a Lightning Network pode elevar o processamento de transações da Bitcoin a cerca de 1 milhão de transações por segundo.
Trocas atômicas: contanto que as duas cadeias de blocos ligadas pelo canal compartilhem a mesma função de hash, os usuários poderão enviar dinheiro de uma cadeia para outra sem precisar de um intermediário.
Segurança e anonimato: como a maioria das transações da Lightning Network, ocorre em paralelo ao blockchain principal da Bitcoin, se torna praticamente impossível rastrear os pagamentos realizados pelos canais da Lightning.
Desvantagens da Lightning Network:
Entre as razões desfavoráveis à Lightning Network podemos citar:
Não está totalmente operacional: no momento, a principal desvantagem da Lightning Network é o fato de que ela ainda não está totalmente operacional, sendo um cenário de incerteza sobre se ela funcionará tal como seu whitepaper prevê.
Complexidade de canais: a ideia da Lightning Network é ser uma rede de canais que, a partir do momento em que são estabelecidos, permitam transações ininterruptas. Entretanto, se o pagamento for enviado por uma rota muito complexa as taxas podem aumentar, pois será necessário que a rede utilize muitos canais intermediários para realizar a transação.
Limites de canal: na atual versão da rede, os canais são limitados. Isso significa que a quantidade de Bitcoins armazenada na wallet multisig dos usuários no momento do estabelecimento do canal é o limite de fundos aceito por aquele canal.
Agora que a Lightning Network é um conceito mais claro para você, conheça mais sobre a função hash, que permite a realização de transações através do blockchain das criptomoedas.
Entre para o mundo das criptomoedas com a AmericansBitcoin! Negocie Bitcoins com o melhor preço na plataforma mais inovadora do Brasil.