Tempo de leitura: 4 minutos
Os mixers de bitcoins são soluções (softwares ou serviços) que permitem aos usuários misturar suas moedas com outros usuários, a fim de preservar sua privacidade.
Embora os endereços de Bitcoin sejam “pseudônimos” – ou seja, eles não revelam, por si próprios, a identidade de seu proprietário – eles ainda podem estar vinculados a identidades do mundo real.
Por exemplo, se você retirar bitcoin de uma bolsa onde você se identificou, a bolsa sabe que o endereço de retirada é seu. Existem também técnicas mais avançadas – como análise de blockchain – para vincular endereços de Bitcoin a identidades do mundo real.
Na próxima vez que as moedas forem movidas desses endereços, os usuários correm o risco de revelar todos os tipos de informações pessoais. Dependendo de como gastam as moedas, eles podem revelar quantas moedas possuem (mesmo em outros endereços), em que gastam seu dinheiro e muito mais.
Ao mixar suas moedas, os usuários podem obscurecer os laços entre seus endereços de Bitcoin e as identidades do mundo real. Isso permite que eles usem o Bitcoin de forma mais privada.
Como funcionam os mixers de bitcoins?
Várias estratégias de mixagem foram propostas e desenvolvidas ao longo dos anos. Elas variam de soluções totalmente centralizadas onde todos os usuários confiam em um mixer, a soluções em que os usuários não precisam confiar em ninguém, a soluções que se assemelham a canais de pagamento no estilo Lightning Network, e até mesmo usando moedas de privacidade como Monero como uma etapa intermediária na mixagem.
Em vez de explorar todas as opções (potenciais), vamos nos limitar a duas das soluções mais populares disponíveis hoje.
Mixers Centralizados
Os mixers centralizados são serviços que aceitam pagamentos de bitcoin e enviam moedas diferentes em troca. Se muitas pessoas usam um determinado serviço de mixagem, torna-se cada vez mais difícil para alguém de fora vincular qualquer uma das moedas de “entrada” a qualquer uma das moedas de “saída”. Isso quebra a trilha da transação, oferecendo privacidade aos usuários.
No entanto, os mixers centralizados deixam dois grandes problemas sem solução. Um, os usuários precisam confiar em sua privacidade com o mixer. Como o mixer sabe exatamente qual usuário enviou e recebeu quais moedas, ele pode restabelecer a trilha de propriedade.
Se o mixer estiver disposto a compartilhar esses dados com as partes interessadas (talvez porque isso seja obrigatório por lei ou em troca de pagamento), o usuário perderá sua privacidade afinal.
E dois – talvez ainda pior – o mixer poderia se recusar a fazer o pagamento de retorno, basicamente roubando as moedas do usuário.
Mixers Chaumian CoinJoin
Os mixers mais modernos resolveram esses dois problemas. Os mixers Chaumian CoinJoin, por exemplo, permitem que um grande grupo de usuários coopere fazendo um grande pagamento para si mesmos.
Basicamente, se cem usuários enviam exatamente 0,1 BTC para um novo endereço que controlam e, em seguida, mesclam essas 100 transações em uma grande transação, todos recebem 0,1 BTC de volta, mas ninguém pode ver de onde eles conseguiram.
Além disso, os mixers Chaumian CoinJoin podem ser projetados de tal forma que nem mesmo a entidade que “mesclou” a transação pode descobrir quais moedas foram para onde. Nem poderia roubar moedas: os usuários não assinariam a transação mesclada se não recebessem seu 0,1 BTC de volta.
Por que você misturaria suas moedas?
Você misturaria suas moedas para proteger sua privacidade, e há muitos motivos para protegê-la. Resumindo, você pode não querer necessariamente que o mundo saiba onde você gasta seu dinheiro, o que você ganha ou quanto bitcoin você possui.
Na verdade, existem literalmente inúmeras razões pelas quais as pessoas podem querer privacidade. Na verdade, mesmo que você não se preocupe com sua privacidade, você pode querer mixar moedas de forma altruísta para aumentar o anonimato das pessoas que se importam.
Os mixers de bitcoins podem ser banidos?
Se os mixers de bitcoin podem ou não ser banidos é realmente uma questão legal, não uma questão técnica. Portanto, será diferente de jurisdição para jurisdição. Há exemplos de mixers que foram proibidos, pois as autoridades alegaram que o serviço estava sendo usado para lavagem de dinheiro.
Os serviços de mixagem mais populares atualmente são centralizados (confiáveis ou não), o que significa que podem ser encerrados com relativa facilidade pelas autoridades. Até agora, no entanto, muitos serviços de mixagem continuam operando sem restrições.
Se os serviços de mixagem centralizados enfrentarem proibições e paralisações, os serviços de mixagem descentralizados podem tomar seu lugar. Estes seriam mais difíceis de derrubar.
A Americans Business é uma exchange 100% brasileira desenvolvida para ser uma ponte entre você e a sua liberdade financeira. Acesse nosso site e comece a investir em criptomoedas promissoras conosco!