Tempo de leitura: 3 minutos
Para entender o OTC vamos recorrer ao significado do termo, Over the Counter – OTC, que significa “em cima do balcão”. Esse termo faz menções às negociações realizadas antigamente, de forma física e com papéis, muitas ocorrendo literalmente sobre balcões.
O OTC ou Mercado de Balcão, como é conhecido, é uma opção utilizada para comprar e vender sem o rigor da bolsa de valores. Vamos entender como essas negociações funcionam no mundo das criptomoedas.
O que é OTC e como funciona?
Como já mencionamos, o conceito do mercado de balcão vem de um era pré-computadores, porém ainda utilizado atualmente para realizar a compra e venda de títulos sem a organização e as regras da bolsa de valores.
Apesar de negociações serem realizadas fora de um ambiente auditado, as operações no OTC estão sujeitas a regulamentações que garantem a segurança e transparência das movimentações.
Para entender como o mercado de balcão funciona, é preciso entender no que ele difere da bolsa de valores tradicional.
Além da ausência de um ambiente auditado e com atualizações a cada 15 minutos, as operações em OTC ocorrem fora de um ambiente físico e contam com uma flexibilidade nos registros, uma vez que não passam por atualizações e auditorias.
Existem dois tipos de negociações no OTC, o mercado de balcão não-organizado e o organizado. No não-organizado, não há a exigência de registros na compra e venda, já o organizado sim.
Quais as vantagens desse mercado?
Existem inúmeras vantagens em utilizar o mercado OTC.
Destacamos inicialmente a competitividade na cotação de compra e venda em grandes lotes de negociação. Isso é possível devido à ausência de taxas de intermediação, uma vez que a negociação é realizada diretamente entre as partes envolvidas, o que acaba por garantir mais agilidade na operação.
Diferente das corretoras que demoram a ter as cotações registradas no sistema, no mercado de balcão a negociação pode ser feita exatamente na mesma hora, sem tanta burocracia e totalmente de forma remota.
Outro ponto a ser destacado é o limite diário de depósito. De forma geral é liberado um limite de R$ 25.00,00 por dia, para aumentá-lo é necessário realizar contato com a corretora e aguardar a liberação. Já no OTC é possível negociar grandes valores, uma vez que não existe um limite diário.
Toda a negociação é realizada diretamente entre as partes envolvidas, o que acaba por deixar o processo, além de ágil, mais atrativo.
Qual a relação do OTC com as criptomoedas?
Desde a sua popularização, as criptomoedas vêm sendo associadas ao OTC, uma vez que no mercado de balcão é possível realizar grandes negociações, o que permite que as criptomoedas sejam facilmente negociadas, seja por pessoas ou empresas.
A maioria dos investidores prefere negociar criptomoedas dentro do OTC, onde é mais fácil localizar pessoas ou empresas especializadas que desejam negociar.
Um bom exemplo é o Bitcoin, ele vem sendo negociado em grandes proporções fora das corretoras por um motivo bem simples, grandes movimentações podem causar alterações bruscas nos preços, devido à falta de liquidez.
Por isso é difícil conseguir realizar negociações de grandes quantias dentro das exchanges, além da falta do valor é provável que se pague mais caro por eles.